top of page
Buscar

City Marketing


Em razão das cidades intensificarem sua gestão a partir de um gerenciamento para um empresariamento da administração urbana, a partir da década de 1970 (Harvey, 1996) algumas cidades ao redor do mundo passaram a direcionar suas ações para o City Marketing. No Brasil, temos o exemplo de Curitiba que a partir da adoção desse modelo de gestão, ampliou sua visibilidade em relação às outras capitais, o que preparou a cidade a possuir procedimentos que a validassem como Cidade Inteligente no começo do século XXI.

A implementação do City Marketing traz resultados positivos, bem como, negativos. O benefício para a gestão urbana é o impulsionamento das parcerias no modelo Público-Privada (PPP), ou seja, na aproximação do poder público à iniciativa privada que propicia atração de investimentos, pesquisa e desenvolvimento de projetos resultando na geração de empregos. Por outro lado, o efeito negativo é a cidade se intensificar como mercadoria, um espaço para a aplicação dos interesses das empresas devido ao crescimento do empresariamento urbano (Duarte & Czajkowski, 2006).

Nessa perspectiva, observa-se que a cidade de Curitiba, a datar da gestão (nome completo) Lerner nos anos 1990 inovou em novos espaços no setor de Cultura e Lazer para a população, e particularmente, no sistema de Mobilidade (BRT) que se tornou uma referência mundial da nova gestão adotada pela capital paranaense. Consequentemente, Curitiba preparou a população para o imaginário de modernidade que se anunciava para os anos 2000 e orientou seu planejamento urbano para:

  • a prática da utilização de novas tecnologias;

  • a qualidade de vida como atrativo para investimentos;

  • e ações que a levassem a ser competitiva a nível internacional.

O legado de Curitiba trouxe mais interesses internacionais na gestão urbana no Brasil e foi pioneira de maneira a influenciar outras cidades a se organizarem com uma atenção voltada à sustentabilidade, eficiência e inovação. O que também colocou em prática o conceito de city marketing no Brasil para cidades mais competitivas em relação a seus desempenhos de gestão e preparou o contexto nacional para aplicação de Cidades Inteligentes.

Fonte: Enap

 
 
 

Comentários


© 2022 by Fabio China.

bottom of page