Ranking Internacional de Cidades Inteligentes - Posição 6+
- 13 de ago. de 2022
- 1 min de leitura

Há diferentes rankings que avaliam o desenvolvimento das cidades como Cidades Inteligentes. No cenário internacional, destaca-se o ranking IESE Cities in Motion e no Brasil, o ranking Connected Smart Cities.
O ranking IESE Cities in Motion é realizado pela Universidade de Navarra, Espanha e compreende 174 cidades, situadas em mais de 70 países que são avaliadas por meio de 83 indicadores. Em 2020, as três primeiras colocadas foram: 1º Londres - Inglaterra; 2º Nova Iorque - Estados Unidos e 3° Paris - França.
Por possuir tantos indicadores, cidades que muitas vezes possuem soluções inteligentes, não são contempladas nesse ranking por não possuírem todas as qualificações exigidas. Nesse sentido, é necessária uma perspectiva crítica ao se utilizar o ranking IESE Cities in Motion como um avaliador da realidade das Cidades Inteligentes.
A exemplo, no eixo Indicadores Internacionais há o índice de restaurantes McDonald 's, pois segundo a instituição espanhola, a quantidade de unidades da rede indica o poder de internacionalização da cidade. Em realidade, a presença dos imóveis com a marca McDonald´s, impacta na flutuação dos valores do mercado imobiliário na região. Por essa razão, observa-se que, esse índice pode não validar pequenos e médios municípios que realizam iniciativas importantes para Cidades Inteligentes, todavia não possuem um restaurante da rede McDonald´s.
Em 2020, o ranking IESE Cities in Motion contempla 6 cidades brasileiras, como apresenta a tabela 4. Analisa-se que todas são capitais e que possuem um longo histórico com o trabalho de City Marketing para a promover suas iniciativas além do território nacional.
Avaliação das cidades brasileiras no ranking IESE Cities in Motion 2020. Fonte: Elaborado pela autora, 2021.
Comments