top of page
Buscar

Sabe o que é ARTS & CRAFTS?

Atualizado: 19 de set. de 2022




Os movimentos de reforma deram origem aos fundamentos do design moderno. O movimento de Arts and Crafts se desenvolveu de 1850 até meados de 1914; o movimento Art Nouveau, de 1880 até meados de 1910. Os movimentos de reforma foram uma reação aos efeitos da industrialização do século XIX. Buscavam reabilitar o ser humano frente à degeneração do meio ambiente, das relações sociais, das condições de trabalho e da baixa qualidade do design dos produtos industriais. Também propunham uma posição mais sensível e ética no desenvolvimento do design e da fabricação artesanal e industrial dos produtos.


Arts & Crafts é considerado um movimento estético e social originado na Inglaterra. Ao que tudo indica, esse movimento teria apresentado seus primeiros indícios em 1830. No entanto, a maioria dos historiadores prefere utilizar a data como segunda metade do século XIX. Nesse período, o movimento apresentou diversas ideias de origem medieval, assim tento algumas semelhanças com movimentos ocorridos entre os séculos V e XV.


Já em questão de produção, o Arts & Crafts foi um importante movimento que propôs evitar que os processos industriais fossem representados na arte, algo que era muito presente na época devido à Segunda Revolução Industrial. Vale lembrar que nessa época também estava ocorrendo uma grande produção de armamentos, principalmente devido Segunda Guerra Mundial, assim sendo retratado com muita frequência em obras de artes.


Mesmo se opondo a todos esses acontecimentos, o Arts & Crafts tomou grandes proporções entre 1880 e 1890, sendo conhecido por muitas pessoas como época de auge do movimento. Nesse período, a expressão Arts & Crafts acabou sendo incorporada no vocabulário de muitos criticos que, em tradução direta, significa “Arte e Oficios”, assim representando as bases desse movimento estético e social. Originalmente, essa expressão era derivada das Exposições de Arte e Oficios, locais onde sempre haviam a valorização de produções artesanais.


No Brasil, esse movimento ganhou muita força com o Liceu de Artes e Ofícios, uma importante escola que visa trabalhos artesanais e, atualmente, está pode ser encontrada em diversas regiões do país. Segundo muitos historiadores, o modernismo foi uma peça fundamental para a criação dessas escolas, assim permitindo que a ideia da arte manual fossem espalhadas por todo território brasileiro e, consequentemente, divulgando as artes e ofícios.


Além disso, representantes do movimento como William Morris acabaram dando enfase que todos poderiam ser artistas. Para eles, pessoas deveriam fazer artes do povo para a sociedade, nunca tendo um público alvo pré-determinado. Junto a esses ideais, podemos ver a grande influência que Morris exerceu sobre o movimento, especialmente por seus pensamentos mais voltados para o social.


Fonte: Artout

 
 
 

Comments


© 2022 by Fabio China.

bottom of page